LIMONENO E OS CÍTRICOS

Cítricos

Limonenod-limoneno e l-limoneno -, princípio ativo contido nos cítricos que ajuda no emagrecimento, porque dissolve gorduras, promove a desintoxicação do organismo e auxilia nos tratamentos contra o câncer gástrico, porque induz a apoptose (morte) das células doentes. E isso só para começar.

VOCÊ SABIA QUE…

…abacaxi, morango e kiwi são cítricos? Mas nenhum deles tem óleo essencial, portanto, fique de olho quando for comprar os seus. Veja aqui quais são as frutas cítricas e suas famílias e benefícios.

FALANDO NISSO…

Quando for comprar seus óleos essenciais de cítricos – laranjas, limas, limões, grapefruit, mandarinas, bergamota e petigrains -, lembre-se de que eles contém um ativo chamado furanocumarinas, que é fotoativo ou fotossensibilizante, ou seja, fica ativo quando em contato com a luz do Sol.

Você já deve ter visto ou ouvido falar de alguém que estava fazendo uma caipirinha de limão, tomou Sol e apareceu com queimadura na mão, por exemplo. Isso acontece porque as furanocumarinas “não saem” com água, então, não adianta lavar as mãos. No entanto, esse mesmo ativo tem sido amplamente pesquisado por cientistas ao redor do mundo, para o tratamento do Vitiligo, aquela doença que causa o “clareamento” de algumas áreas da pele, digamos assim. Veja uma delas aqui.

Em combinação com o UV-A, as furanocumarinas são utilizadas por dermatologistas no tratamento de muitas doenças dérmicas e auto-imunes (terapia PUVA e fotoforese). Por exemplo, no vitiligo, um gel ou creme contendo 5% de óleo essencial de bergamota ou Khella, se passado diariamente na pele na área despigmentada, faz com que a pele retome a cor natural gradativamente. Não deve ser passado na área onde a cor da pele está normal. Este procedimento não cura, mas ajuda a amenizar a aparência do vitiligo. Laslzo – Facebook.

O POTENCIAL CURATIVO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE CÍTRICOS

Na lojinha virtual do Dandelion temos um curso, criado a partir de um artigo do aromatólogo e pesquisador de óleos essenciais, o brasileiro Fábián László, que trata sobre os cítricos, sobre um dos seus princípios ativos mais importantes, o d-limoneno, e tem protocolos, pesquisas, enfim, um leque bem sortido de assuntos para você conhecer mais sobre Aromaterapia, querer começar a prática da Aromaterapia e, quem sabe até, estudar conosco!

Ótimo final de semana, um abraço, tudo de bom! Boa caipirinha prá você!

Compartilhe: