fbpx

LIMÃO SICILIANO, UM AMOR DE LIMÃO!

Limão siciliano, costa amalfitana, Itália.

Limão Siciliano! Chamado por mim, carinhosamente, de limão sici! Se existe na natureza uma fruta que significa “saúde”, sem dúvida, é o limão! Pode ser, também, o “nosso” limão tahiti, porque só no Brasil esse verdinho maravilha se chama limão. Nos outros lugares todos ele é uma lima, ora veja! Mas limão… aaah!, o siciliano…

AH! O SICILIANO…

Você já tomou uma caipirinha de limão siciliano? Experimente! É incrível! O limão siciliano é mais suave e menos ácido do que o nosso tahiti, então, mais agradável ao paladar. Sabia que a caipirinha já foi, um dia, um remédio? Só que na receita original tinha alho e mel.

Limão tahiti
água com limão, preciosidade da medicina auyrveda

Dizem originário da Pérsia ou da Ásia, mas foi na costa amalfitana, na Itália, que o limão siciliano, definitivamente, encontrou o seu lar.

E como falar de limão siciliano e não falar no Paolino! A Sky of Lemons! Restaurante italiano “sob um céu de limão”. Dos mais famosos no mundo todo, o da Paolino era uma pequena trattoria na ilha de Capri, onde os moradores eram todos amigos e vinham comer o peixe trazido pelos pescadores da marina, beber o vinho produzido por ali e cozinhar pratos típicos da gastronomia do lugar. Hoje é ponto de encontro de celebridades, mas os limoeiros continuam lá. Dizem que a comida é sensacional e o aroma, aaaaah!, o aroma… Nem quero saber da comida, só do aroma… aaaah!, o aroma…

LIMÃO SICILIANO E O SABOROSO LIMONCELLO

De limão siciliano, na Itália, se faz de tudo. Molhos, azeites, risotos. Balas, sobremesas, geleias! Veja aqui algumas receitas. E, lógico, o espetacular Limoncello, um licor de limão siciliano que é de “perder a caixa preta”!

LIMÃO SICI NA AROMATERAPIA

Na Aromaterapia, o óleo essencial de limão é absolutamente indispensável na caixinha #TEMQUETER. O fruto, tanto o siciliano, quanto o tahiti – esse mais -, tem um nível de acidez que, às vezes, para algumas pessoas, o torna impossível de ser consumido in natura.

Já o óleo essencial não tem acidez, o que faz com que ele seja melhor assimilado. O óleo, assim como o fruto, alcaliniza o sangue. Usado em inalação, azeites, perfumes e borrifadores, em bolos, tortas e mousses, o limão siciliano é, inclusive, o que melhor se dilui em água, por ser um P-like (vitamina P – Rutina, um bioflavonoide), tornando fácil o consumo de água para aqueles que, como eu, não são adeptos. Coloque, por exemplo, apenas uma a três gotas em até 2lt de água mineral, e você pode consumir essa bebida aromaterapêutica todos os dias. Eu tomo assim. Mas sempre é bom dar uma paradinha de uma semana, de vez em sempre.

VOCÊ SABIA QUE O ÓLEO ESSENCIAL DE LIMÃO SICILIANO É UM DOS POUCOS QUE SE DILUI EM ÁGUA?

Lembrando que, como o nosso organismo é constituído entre 70 e 75% de água, mesma proporção de terras emersas e águas no planeta, interessante, não? – sendo que a água é base da vida na Terra + o Sol -, a ingestão de líquidos é imprescindível. E, de água livre, ou seja, pura, devemos ingerir, pelo menos 1,5lt por dia.

Há quem diga que se precisa de mais. Os nutrólogos falam em 0,30 e 0,35ml de água livre por kg de peso. Eu acho que não, até porque você tem que considerar todos os tipos de líquidos que você consome durante o dia. Clicou no link acima? Volta e clica lá, então! Saladas e frutas tem água. Sopas e caldos tem água. Café, chimarrão, sucos e chás tem água.

Então, voltando à ideia anterior: 1,5lt de água livre por dia + as considerações está, na minha opinião, de bom tamanho. Mais do que isso, acho eu, sobrecarrega os rins, o que, lógico, não é o ideal. Mas, eu disse “na minha opinião”! Ok? Ok!

RACIONALIZANDO COM LIMÃO SICILIANO

Existem dois tipos, o óleo essencial de limão siciliano verde ou o maduro. Uma questão de aromas. Em termos de princípios ativos mudam muito pouco. Ambos tem praticamente iguais quantidades de limoneno, pineno e terpineno.

O óleo essencial de limão siciliano trabalha o lado direito do cérebro, sendo, portanto, ideal para pessoas muito emotivas. Ajuda a trazer a pessoa para a racionalidade. Facilita o trabalho em grupo. Ideal para quem tem insônia por excesso de produção mental, entre outras coisas. Isso é a Psicoaromaterapia.

No físico, o limão siciliano contém d-limoneno, um constituinte dos mais importantes desse óleo essencial, pois, dissolve gordura, auxilia a diminuir os índices do mau colesterol, dessa forma muito indicado para tratar a arterosclerose. Já o pineno, auxilia em litíase renal, ou seja, a dissolver os cálculos renais, a popular pedra nos rins. Ainda, diurético, purifica o sangue e desintoxica o organismo.

LIVRE DE FURANOCUMARINAS

Ótimo para drenagem linfática, mas cuidado com as furanocumarinas, as substâncias que provocam manchas e queimaduras na pele quando em contato com o Sol. Para fins de utilização sobre a pele lembre de comprar o óleo essencial de limão siciliano – e de qualquer cítrico, caso houver – com a siga LFC – livre de furanocumarinas, em português, ou FFC – Free Furanocumarins, em inglês.

Também é muito útil em gripes e resfriados, além de estimular a produção de leucócitos, o que resulta num excelente imunoestimulante.

E, por último mas não menos importante, há várias pesquisas e estudos científicos em várias Universidades e Centros de Pesquisa no mundo inteiro falando sobre o potencial do d-limoneno como auxiliar no tratamento do câncer. Clique para ler!

Não dá pra ficar sem, não é? Eu a-doro!

O POTENCIAL CURATIVO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE CÍTRICOS

Curso online
Curso online

O Dandelion oferece o curso O Potencial Curativo dos Óleos Essenciais de Cítricos que fala bastante dos limões e das limas, além de outros cítricos como as laranjas, mandarinas, os petigrains e outros mais. Não deixe de ver!

Ótima quarta-feira, um abraço, tudo de bom!

Compartilhe: